Saturday, July 23, 2011

Julho memorável: Marcella Praddo

Há quem diga que a década de 1980 foi incrível. Do ponto de vista econômico e político, com certeza não. A moda, com suas cinturas altas e ombreiras, era de gosto duvidoso. Se analisarmos o cenário musical, as chances de discordarmos são grandes. O que todo mundo deve concordar é que hits como Ursinho Blau Blau e Olhar 43 não são o que pode ser considerado como obras inspiradoras da música brasileira. Só uma coisa que ninguém, absolutamente ninguém, homem ou mulher, é capaz de contestar: a beleza das musas da década. E como surgiram musas naqueles anos... Tão lindas e marcantes que tornaram-se inesquecíveis. Ainda bem que Playboy, consciente de seu papel, despiu quase todas elas, incluindo a espetacular morena Marcella Praddo, a Garota do Fantástico 1987.


Não me responsabilizo por você, leitor nostálgico, se clicou no play do vídeo acima. Se você tremeu, suou ou simplesmente foi tomado por uma forte saudade desse tempo, saiba que é o mínimo que poderia lhe acontecer. Imagino que essas cenas, que foram ao ar no dia 1º de fevereiro de 1987 durante o dominical Fantástico, onde Marcella Praddo exibe orgulhosa suas curvas, são capazes de levar homem feito às lágrimas. Até eu, que nem havia nascido, acreditei num passado de poesia e beleza natural. Foi através desse clipe que a "carioca da Tijuca", que à época "não queria outra coisa da vida e do futuro a não ser trabalhar na TV, no teatro e posar como modelo fotográfico", sentiu o gosto da fama. E foi o principal passaporte para ser imortalizada nas páginas de Playboy.

Marcella contou com o apoio da mãe para fotografar nua. "Fui a primeira a incentivá-la a fazer estas fotos", disse Damiana, convencida das oportunidades que sua filha poderia ter após o trabalho, no texto que acompanha as fotos. Ziraldo, que dispensa qualquer apresentação, também acredita ter convencido a modelo a ceder ao convite da revista. "Quando ela foi ao '1987', meu programa na TV Educativa, todas as gatas presentes que já haviam posado para a Playboy tentaram fazer a cabeça dela. Principalmente eu", disse o cartunista. Outras declarações de admiradoras nada anônimas fazem ode à beleza de Marcella. Uma delas é Xuxa, que sentenciou: "Marcella é deslumbrante". Fernando Vanucci, apresentador esportivo e seu então namorado, também rasgou elogios à amada.

Só há uma coisa a se lamentar nessa história: a quantidade de fotos publicadas. São apenas cinco. A primeira, um super close, destaca o olhar de Marcella, emoldurado com grossas sobrancelhas, que lhe conferem um ar wild. Em seguida, enfim, é possivel contemplar sua nudez total. Fotografada por Duran, ela aparece ao ar livre, de cabelos molhados, muito à vontade. Num dos cliques, mostrando sua flexibilidade, ela se alonga e abraça suas pernas. A pose fez tanto sucesso que foi reproduzida mais tarde para a capa de um superpôster. E, fechando o ensaio, numa sequência que quebra a ideia de um enredo que pressupõe à realidade, Marcella aparece sobre lençóis brancos. Fantástica, com o bumbum e cintura que a levaram a ganhar o título de Garota do Fantástico. Merecidamente.

Imagens: Reprodução.