Sunday, October 30, 2011

O Mundo de Playboy: breve histórico de capas

Já que o assunto de um dos últimos posts foi sobre a última edição de O Mundo de Playboy lançada, aproveito para perguntar: vocês se lembram da primeira edição? Aposto que sim. Foi em 2004, com Juliana Paes na capa, com uma foto ótima, de perfil, favorecendo seu corpão violão. Além das fotos inéditas de Juliana, a edição também trazia fotos de todas as estrelas daquele ano, totalizando 27 páginas de material inédito. O restante da edição, fazendo jus ao nome, já nasceu com o conceito de publicar as melhores fotos e reportagens de edições estrangeiras. Para relembrarmos, a capa:

Quem dera se fosse sempre assim, uma edição anual, mais caprichada e completa...

Ao longo do tempo essa edição extra oscilou em qualidade e, principalmente, em generosidade de material inédito - o número de estrelas em cada edição diminuiu bastante. Eu não tenho todas as edições (amargo a decepção de não ter a de Juliana Paes, por exemplo), mas a quantidade que tenho me permite fazer comparações. O melhor das mais recentes edições lançadas é que o papel agora é de melhor qualidade e o conteúdo não tem decepcionado. Analisando a beleza das capas, considero a de Juliana Knust como a mais bonita. O "logotipo" também mudou algumas vezes:

Dentre estas, se eu não estiver enganado, só está faltando a única edição de 2009, com Francine Piaia na capa

Obs: A edição extra O Mundo de Playboy foi lançada, na verdade, no começo dos anos 80. Esse "lançamento" em 2004 é, então, uma retomada do título.