Monday, September 19, 2011

Edição de Lídia Brondi: eu consegui!

Coleciono Playboy há nove anos. Não busquei por edições antigas assim que comecei a comprar em banca, até porque não tinha muito conhecimento sobre sebos, e isso aconteceu a partir de 2007, então não faz tanto tempo assim. Só que, de lá pra cá, minha busca por certas edições pode ser considerada insana. Eu lembro que, ao ir ao sebo, logo que comecei minhas caçadas, tinha a esperança de encontrar certas edições. Uma delas é a de Lídia Brondi, indiscutivelmente um clássico na história da revista, e nunca encontrava - como continuo não encontrando algumas edições que ainda quero muito. Mas o dia chegou. Consegui minha edição de agosto de 1987. E nova, muito nova, com capa e encarte perfeitos. É nesses horas que a gente começa a acreditar em destino, que ela tinha que ser minha, que esse encontro estava escrito nas estrelas, estava sim. Ok, parei.

Agora, finalmente, tenho a edição de Lídia Brondi para chamar de minha

A edição, como eu disse, está incrivelmente nova. Acredito que o ex-dono era bastante caprichoso e a manteve embalada desde o seu lançamento. Também convém dizer que é a edição mais cara que já comprei até hoje, 10 reais, embora valha muito mais. De resto, nada a dizer, a não ser reafirmar quão especial a edição é, a força das fotos de Lídia, sua beleza e despojamento, a inspiração e delicadeza do olhar de Duran. É um ensaio muito tocante, além de erótico. Quem tiver a edição eu recomendo que a resgate da estante e a contemple. Mas, aviso, ao fazer isso você provavelmente será tomado por um sentimento de revolta, pois comparará com o que a revista se tornou hoje, com seu conceito equivocado de bom gosto na exposição do corpo feminino. Lídia, equivalente à Alinne Moraes de hoje, mostra-se entregue, com seu púbis farto em pelos pubianos em primeiro plano. 
Abaixo, algumas reproduções do encarte, que destaca os principais momentos da carreira da atriz até culminar no ensaio, que tem um ótimo título: "A sensualidade na nudez finalmente revelada".

No próximo ano teremos um bom pretexto para relembrar o ensaio com toda a atenção que merece: este presente dado ao leitor da revista comemorará 25 anos de publicação

Imagens: Reprodução.