Friday, September 23, 2011

Ensacando Playboy

A maior dica que eu posso dar para conservar uma Playboy é ensacá-la corretamente. Só ensacada ela vai estar livre de poeira, bem mais protegida contra insetos que possam roê-la e outros agentes agressores. Abaixo tentei fazer um passo-a-passo explicando o processo. Vamos lá, colecionadores!

1º PASSO:
Além da Playboy que você pretende conservar, serão necessários alguns materiais, obviamente. Tudo muito barato, então não há desculpa para não fazer. São eles:
- Plástico para pasta com quatro furos
- Fita adesiva
- Lenço de papel
- Tesoura sem ponta (brincadeira, pode ser com ponta)

2º PASSO:
Não dá para embalar uma revista suja, então é preciso limpá-la. Neste caso, como estou ensacando uma revista bastante antiga, de capa porosa, é melhor que se use um lenço de papel bem macio. Se a revista for mais recente e estiver suja, é melhor que se faça o processo do algodão com álcool que já ensinei aqui. Mas tem que esperar secar muito, muito bem antes de partir para o próximo passo. Neste momento aproveite para checar se o pôster está dobrado corretamente etc.

3º PASSO:
É hora de colocar a revista dentro do plástico, e muita gente, por incrível que pareça, faz errado. Os furos do plástico devem ficar à direita da revista, onde será dobrado. Se você colocar de modo que os furos fiquem na margem esquerda, não há sentido algum, pois será uma porta de entrada para o que nós queremos evitar. Em sebos, por exemplo, se vê muito revistas embaladas de modo errado.

4º PASSO:
Neste passo precisamos dobrar a borda direita onde estão os furos com cuidado. Vire a revista e dobre, se certificando se está esticando o plástico corretamente. Não pode ficar frouxa, a superfície do plástico tem que ficar bem tensionada. A esta altura os pedaços de fita adesiva devem estar à mão, já cortados e de preferência do mesmo tamanho. Eu costumo colocar três pedacinhos, um para cada ponta e um, óbvio, no meio. Repetindo: é muito importante deixar o plástico esticado.

5º PASSO:
Talvez possa ser que neste momento tenham um pouco mais de dificuldade - estou falando, é claro, das pessoas que são caprichosas. Se virar a borda superior de qualquer jeito pode ficar embolado e não vai ficar alinhadinho. O que eu costumo fazer é usar uma régua para marcar a área que será dobrada, como nas fotos 1 e 2 acima. Fazendo isso, é mais fácil dobrar. Depois é só selar. Também uso três pedaços nesse passo. O resultado deve ficar assim, reto e esticado, como na última foto.

RESULTADO:
Esse é o resultado do trabalho, que na verdade não dá tanto trabalho assim. É comum que a revista fique com ar dentro do plástico, mas aí é só empilhá-la como de costume que ele sai naturalmente. Isso garantirá uma revista mais conservada por muito mais tempo.

Não faz muito tempo que comecei a ensacar todas as minhas revistas. Antes eu tinha algumas embaladas assim, outras com aquele plástico frágil de banca e grande parte dentro de um plástico que os assinantes recebem suas revistas, que tem a marca da Abril. O legal é que, eu substituir todas por um único tipo, aproveito para folhear aquelas edições que tenho vontade de rever, mas tenho preguiça de tirar da pilha. Como não há jeito, para fazer isso é necessário que se faça uma bagunça, faço tudo de uma vez. Mas isso requer tempo. Eu, usando parte de uns três finais de semana, consegui ensacar por volta de 100 edições até agora. Dá trabalho, mas vale a pena.