Thursday, December 22, 2011

Aconteceu em 2011

Você sabia que a Playboy tentou convencer a ex-Casseta Maria Paula a posar em 2007? E que, se dependesse da revista, Adriane Galisteu teria sido capa em dezembro de 2006? Pra não deixar que esse tipo de curiosidade seja esquecida, e que fique registrada, garantindo nosso conhecimento colecionístico, fiz uma compilação das curiosidades relacionadas à revista que ocorreram em 2011. Assim você vai poder contar vantagem em cima daquele seu amigo colecionador de meia-tigela...

ESTRELA EM FUGA
A maior curiosidade de 2011 foi o caso Fernanda Tedeschi. Depois da notícia de que havia assinado contrato com a Playboy, divulgada em abril, a irmã de Marcela Temer chegou a declarar para a imprensa o quanto estava animada para seu ensaio. Em outubro apareceu na revista num anúncio oficial como uma das próximas capas, e já no mês seguinte sumiu do mapa, dando sinal de vida através de uma carta enviada à redação, informando a desistência do ensaio. Coube à Veja divulgar o acontecimento, que aparentemente teve o dedo do vice-presidente Michel Temer, seu cunhado, por trás.

NUDEZ INTERNACIONAL
Este ano Playboy quebrou o jejum de seis anos sem ensaios fotografados fora do país. O último havia sido em janeiro de 2005, com Luma de Oliveira na África do Sul. A responsável por isso foi Maria Melilo, a campeã do BBB11, que antes de assinar contrato anunciou que, se posasse, seria em Las Vegas ou Buenos Aires. Acabaram optando pela alternativa mais próxima - e barata -, mas a preguiça de J.R. Duran ao explorar a locação impediu-nos de reconhecer a cidade no ensaio. Depois veio a superprodução com Adriane Galisteu na Itália, investimento que valeu a pena, e Adriana no Uruguai. Este último, se tivesse sido feito num hotel em Caraguatatuba, teria dado no mesmo.

SONHOS NÃO REALIZADOS
Playboy ao menos tentou desnudar duas grandes estrelas inéditas este ano. Se contássemos só com a discrição da revista durante as negociações, talvez não soubéssemos que Carol Dieckmann negociou para ser capa de agosto e Thais Fersoza para a de dezembro. Ainda bem que existe uma imprensa ávida por notícia e um excelente blog especializado no assunto. A parte do blog foi só pra descontrair.

A SUCESSORA DE ROBERTA CLOSE, SÓ QUE NÃO
2011 também vai ser lembrado como o ano em que Playboy fotografou pela terceira vez uma transexual nua. Ariadna Thalia, a primeira eliminada do BBB11, foi capa de uma edição especial lançada no final de março, após ter sido "aprovada" pelos "leitores" numa enquete no site da revista, que perguntava aos navegantes se ela deveria ou não mostrar o resultado de sua cirurgia de mudança de sexo. Tudo isso suscitou discussões entre nós, leitores. Alguns alegaram ser importante essa postura libertária e evoluída da revista, enquanto outros defendiam que seria um equívoco. Final da história: o ensaio foi extremamente criticado pelo conservadorismo (o "enigma" não foi claramente mostrado) e não se falou em vendas expressivas. Queimaram o filme à toa?

CAPA PARA ASSINANTE
Em agosto, com o retorno de Galisteu, a revista estudou uma maneira de tornar a ocasião mais especial, agradando seus assinantes. Antes que recebêssemos nossas edições em casa, fomos informados de que não seria uma capa igual a que iria para as bancas, e sim uma diferenciada. Animados, cogitamos que fosse capa dura, foto em P&B e coisas do tipo, mas no final descobrimos que era só uma capa sem chamadas. Para nossa surpresa, tivemos capa sem chamadas no mês seguinte, e no seguinte, e no seguinte. Isso parece ter sido abortado definitivamente agora em dezembro, já que todos recebemos a versão normal, com chamadas. Não sei se a mudança agradou a todos, mas é certo que Playboy vendeu algumas centenas exemplares a mais: os colecionadores mais entusiasmados fizeram questão de possuir ambas as versões, além da alternativa.

NEM FOTO, NEM ENTREVISTA
No final de abril a cantora Preta Gil disse em seu Twitter que havia dado uma entrevista à Playboy. De quebra, postou uma foto de backstage, enquanto se maquiava para ser fotografada para a revista (acima). Como a entrevista seria ilustrada com uma foto sua, concluimos que seria para as 20P. Só que os meses passaram e nada. Absolutamente nada foi publicado. Das duas, uma: ou a foto não ficou boa (o que é improvável), ou a entrevista não rendeu. Literalmente foi pra gaveta.

Imagens: Reprodução/Divulgação.