Tuesday, August 30, 2011

Quem procura, acha



Minha história com a Playboy começou em 1996, quando tive o primeiro contato com a revista. A primeira edição que folheei foi a da Ana Elize, em 1996. Minha tia recebeu algumas edições de degustação na época, e sempre quando alguma edição chegava ela me ligava e avisava. Lembro perfeitamente das edições do ano de 1996, trazendo na capa Paloma Duarte, Solange Gomes, Maitê Proença e a sensação do momento na época, a eterna Loura do Tchan, Carla Perez.

Como as revistas ficavam na casa dela, ela não permitia que eu as levasse para casa pois não queria encrenca depois. Na época, pelo fato de ser um moleque ainda, não tinha dimensão do que era a Playboy, sua história e as estrelas de capa que já haviam posado. Somente no ano de 1998 que eu me interessei em começar uma coleção. Lembro que a primeira edição que eu mesmo comprei em banca foi a da Sheila Mello, de novembro de 98, temendo que o dono da banca não me vendesse. No ano de 1999, comecei realmente a caça pelas edições. Fazia pesquisas com conhecidos da minha cidade para saber quem coleciona ou assinava a revista antigamente, e para minha surpresa descobri vários ex-assinantes.


Como minha cidade é bem pequena, eu ia na cara dura perguntar para os meus conterrâneos se eles ainda tinham as revistas e, para a  minha surpresa novamente, muitos tinham e acabavam me presenteando, mas a maioria era sempre edições dos anos 90 em diante. Como já tinha praticamente tudo desse período, percebi que era a hora de ir em busca dos tesouros dos anos 80. Descobri por intermédio de um amigo que existia um conhecido da minha cidade que assinava a revista nos anos 80. Passado algum tempo resolvi ir em sua residência e perguntar se ele realmente colecionava a revista na época e ele me disse que sim, e que as revistas se encontravam guardadas dentro de caixas no barracão de sua casa há muitos anos, e que sua esposa há algum tempo estava querendo por um fim nas mesmas, pois estava ocupando muito espaço.

Depois dessa nossa conversa, ele agendou um dia para que eu pudesse ir em sua casa para olhar as revistas e levá-las. No dia marcado, fui em sua casa, e quando comecei a abrir as caixas, me deparei com um tesouro. Parecia ouro! Acreditem: praticamente todas as edições da década de 80 e 90, novíssimas. Comecei a me beliscar para ver se eu estava sonhando, e percebi que era real aquele dia. Como eram muitas revistas, tive de arrumar um carro com carroceria para levar tudo comigo. Não imaginam o peso que era tudo aquilo... Posso dizer que foi o segundo dia mais feliz de colecionador que tive, depois limpei todas as revistas, separei por ano, embalei e arrumei tudo no armário próprio para a coleção. Hoje a coleção conta com 420 exemplares, uns 180 especiais e umas 100 edições repetidas.


Alguns de vocês podem não estar entendendo o porque eu disse que foi o segundo dia mais feliz de colecionador que tive, pois o primeiro sem dúvida foi o dia em que visitei a redação da Playboy a convite do diretor Edson Aran, no mês de agosto de 2010. Já contei esse episódio aqui, e clicando aqui vocês podem conferir esse relato. Nesses 36 anos de existência da revista, posso dizer que a Playboy faz parte da minha vida, felicitações pelo seu aniversário.